4 de abril de 2010







Há uma casa. A casa é pequena e as suas janelas ainda a fecham mais porque o que se vê lá fora é muito longe. Dentro da casa estão os livros e a música que toca sem ocupar espaço nas prateleiras. Dentro da casa metade das coisas podiam arder agora mesmo. Ele não chorava. Ele está parado a pensar se há-de dormir ou pegar fogo a metade das coisas que o rodeiam. Pegava em tudo e fazia uma escada de fogo até ao céu, bem no centro do ainda mais pequeno jardim, acabando de vez com a azálea que nunca deu flor.
Ele está a pensar em tudo isto e dá-se conta que isso tudo é afinal mais uma porção do nada que foi o seu dia. Um dia empurrando a carroça pesada do silêncio. O estar só. O querer estar só como uma sobriedade arrancada à força do chão, com pouca terra a sujar as mãos, apenas uns fios transparentes, lembrando raízes de água. Ele fecha o livro. Nunca mais o acaba. É pesado para as suas mãos cansadas. Passaram o dia a medir o desconsolo dos olhos e da boca, quem sabe dos ombros que já não carregam mais nada. O tempo. Apenas o tempo que passa tão devagar, tão devagar... que dava para lhe sentir o gosto a eternidade.

4 comentários:

Paulo Assim disse...

É esta uma auscultação aos poetas ou ao próprio poeta Daniel Gonçalves? Serão os poetas solitários por natureza? Os escritores também?
Divago...
A propósito, quando é a cerimónia de entrega do prémio IPL aqui em Leiria?
Abraço,
Paulo

daniel gonçalves disse...

Suponho que o poeta tem que estar isolado do mundo... divago também.


De Leiria nem um sopro nem um aviso... é esperar! E dos Açores?

Paulo Assim disse...

Nesse caso, sim, é esperar. Provavelmente vai demorar algum tempo. Como moro muito perto de leiria, não vou perder a ocasião de assistir à entrega do prémio. Mas até lá... nunca se sabe.
Por mim estarei nos Açores já este mês, a entrega do Fructuoso será no dia 24. Não estou habituado a estas coisas, os holofotes não são o meu meio, mas lá terá de ser.
:)

Sílvia disse...

Maninho vou transportar estas palavras para um outro blog e dedicá-las num outro sentido à Paulinha! Beijinhos!!!